Saiba Tudo Sobre Seguro de Viagem: Dúvidas e Benefícios

Sabemos que durante a viagem pode ocorrer vários problemas imprevisíveis. Por isso mostraremos as necessidades e os benefícios do Seguro de Viagem!

 

Dúvidas e Benefícios - Seguro de Viagem
Dúvidas e Benefícios – Seguro de Viagem

Primeiro devemos pensar, como funciona o seguro viagem?

O seguro viagem funciona como um plano de saúde temporária (principalmente para regiões e países que o seu plano de saúde não cobre). Também lhe fornece garantia de indenização para várias situações e acidentes, como, perca de bagagem, cancelamento do voou ou também oferece babá para crianças e adolescentes que viajaram sozinhos, entre várias outras situações. O seguro viagem é válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificas em cada contrato.

Segundo pensamento, por que devo fazer um seguro viagem?

Primeiramente porque em alguns países determinam que é obrigatório a contratação de um seguro viagem ao entrar no seu território, entre esses países estão Cuba, Austrália e quase todos os países da Europa.

Outro motivo é que acidentes durante a viagem pode ocorrer e, infelizmente, a maioria dos países não fornecem atendimento gratuito aos estrangeiros. Neste caso será necessário pagar por consultas médicas, remédio e, em casos mais graves, transporte de ambulância e internação. Assim sendo, não vale a pena correr o risco e falir pela economia de não fazer um seguro de viagem antes de embarcas. Além disso, o seguro viagem também fornece outros tipos de serviços, como, extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e até repatriação do corpo em caso de morte.

Terceiro pensamento, qual seguro de viagem devo contratar e o que está incluído no seguro de viagem?

Os seguros de viagens possuem vários planos  de acordo com os objetivos, como, países de destino, tipo de atividade a ser realizada na viagem, entre outros. Dessa forma, o seguro viagem pode ir do plano básico ao completo.

Antes de fechar o contrato indicamos a você se informar os detalhes do seguro, pois assim terá certeza de estar bem coberto e dentro das suas expectativas. Porque as coberturas variam de acordo com o que você contratar. Geralmente os pacotes incluem assistência médica gratuita na rede privada parceira da seguradora, reembolso de atendimentos em outros estabelecimentos, traslado do corpo em caso de morte durante a viagem (bate na madeira) e auxílio financeiro em caso de extravio e atraso de bagagem, por exemplo.

Alguns planos do seguro viagem também deixam o viajante coberto em caso de cancelamento de viagem, reembolsam a compra de medicamentos, oferecem assistência odontológica, passagens de ida e volta para um familiar caso você fique doente, assistência jurídica e até seguro de vida por morte ou invalidez acidental.

Fique atento também ao valor da sua apólice. As mais básicas costumam cobrir gastos médicos de até 30 mil euros (para a Europa) ou 30 mil dólares (para o resto do mundo). Caso a conta do hospital exceda esse valor, você terá que pagar a diferença. Por isso, em países com sistema de saúde mais caro pode ser interessante escolher uma cobertura mais ampla.

Dúvidas e Benefícios - Seguro de Viagem
Dúvidas e Benefícios – Seguro de Viagem
Seguro de Viagem Exigido pela Europa:

Os seguros não seguem as mesmas regras em todos os países de destino. Alguns, como os que fazem parte da União Europeia, exigem seguros de viagem especial. Ou seja, nesses países da União Europeia o seguro de viagem deve seguir as regras do Tratado de Schengen.

Então, a seguradora poderá informar se há alguma especificidade para o seu caso. Se for usar o seguro viagem do cartão de crédito, solicite informações específicas sobre o seu país de destino e exija que o cartão envie detalhes do contrato.

Outro caso que pode alterar a contratação do seguro viagem são os esportes radicais ou de aventura. É raro que a cobertura comum do seguro seja válida para acidentes com esportes, como: esqui, snowboard, escalada, mergulho e outros. Informe-se detalhadamente sobre essas atividades com  a seguradora e evite problemas na hora do atendimento.

Adultos acima de 70 anos e mulheres grávidas também costumam ter preços diferenciados ao contratar o seguro viagem. Por isso, informe os dados dos passageiros corretamente. Não se esqueça de verificar se o seguro viagem cobre doenças pré-existentes. Essa cobertura não é comum a todos os seguros.

Há ainda seguros viagem especiais, feitos para proteger equipamentos eletrônicos, como celulares, computadores e máquinas fotográficas. Porém esse tipo de seguro não faz parte do pacote básico oferecido pelas seguradoras e devem ser contratado à parte.

Seguro de Viagem Cartão de Crédito:

Geralmente também há dúvida sobre o seguro viagem oferecida pelo cartão de crédito de categoria Platinum e superiores. Nesses casos indicamos que confira as informações sobre os benefícios do seu cartão (geralmente é preciso efetuar a compra das passagens com ele). Se todos os participantes da sua viagem estiverem incluídos no benefício, ótimo! Mas não se esqueça de pedir à operadora a apólice do seguro viagem, pra ver se a cobertura é suficiente. Se não for, contrate outro plano separadamente.

Outro item a se observar é a duração do seguro viagem: muitos cartões tem um limite de cobertura de 31 dias. Então, não são suficientes se você for fazer um mochilão mais longo ou um intercâmbio, por exemplo.

Dúvidas e Benefícios - Seguro de Viagem
Dúvidas e Benefícios – Seguro de Viagem

Último pensamento, como faço para usar o seguro de viagem se precisar?

É muito importante ter em mãos (ou em meio eletrônico) o contrato do seguro viagem escolhido, mesmo que seja o do cartão de crédito. Além de haver a possibilidade de ser exigido na imigração do país de destino, ele será útil em caso de emergência para entrar em contato com a empresa do seguro viagem. Você deve ter o número do contrato e todos os telefones de atendimento. Deixe todos esses contatos também com um responsável no Brasil e com os companheiros de viagem.

A maioria dos seguros viagem que são comercializados no Brasil oferecem atendimento em português 24h por dia. Além disso, muitos também oferecem chat online e respondem rápido a e-mails caso você não possa ligar.

As seguradoras em alguns casos enviam um médico ao seu hotel para realizar o atendimento ou te informam o endereço de uma clínica aonde deverá ser atendido no horário marcado por eles. Há algumas seguradoras que cobram uma taxa por utilizar o seguro viagem. Porém há outra, como, Allianz e AssistCard/SegurosPromo que não cobram nenhuma taxa pelo atendimento.

Caso procure atendimento fora da rede conveniada, guarde todos os documentos relativos ao atendimento e se informe pra saber como receber o reembolso. E caso seja um procedimento muito emergencial e você não consiga entrar em contato com a seguradora antes, forneça os dados do seguro no local onde for atendido e ligue assim que estiver em condições.

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *