Ruínas Jesuíticas de São Miguel RS

No noroeste do Estado, o passado do Rio Grande do Sul marcado pela colonização dos espanhóis ainda se faz presente. No Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo (Patrimônio da Humanidade), o visitante pode contemplar as ruínas remanescentes do período em que os jesuítas da Companhia de Jesus foram enviados ao Brasil.

 Foi ali que, em 1549, os padres passaram a ensinar a doutrina católica e os costumes europeus aos povos indígenas que habitavam a região. A construção foi edificada no século XVIII, entre 1735 e 1745. A Igreja foi projetada pelo padre italiano João Batista Primolli e construída inteiramente em pedre grês. Não foi finalizada, pois faltou ser construída a segunda torre, que seria o observatório astronômico.

O sítio, comumente chamado de ruínas de São Miguel das Missões, foi declarado Patrimônio Mundial pelo UNESCO, juntamente com as ruínas no lado argentino de San Ignacio Miní, Santa Ana, Nossa Senhora de Loreto e Santa María Mayor, desde 1983.

O lugar é visitado por turistas de todo mundo, especialmente da Argentina, Paraguai, Uruguai e países da Europa. O sítio faz parte do roteiro internacional Iguassu-Missiones.

Dentro do sítio arqueológico funciona o Museu das Missões. Projetado por Lúcio Costa, imita uma habitação indígena. Lá está o maior acervo brasileiro de esculturas de santos feitas pelos índios ou trazidas da Europa. Por falar em índios, eles normalmente são encontrados na porta do museu vendendo artesanato. Um pequeno grupo vive nos arredores, em casas de taquara, barro e teto de palha.

Próximas de São Miguel estão as ruínas de outras três missões: São Lourenço Mártir, São João Batista e São Nicolau, que, ao lado de São Borja, São Luís Gonzaga e Santo Ângelo, formam os chamados Sete Povos das Missões. Em Santo Ângelo, que tem agitada vida noturna, as atrações ficam por conta de uma bela catedral – réplica da construção de São Miguel – e de um museu histórico.

Visitação ao Sítio: 

Durante o horário de verão: 9h ás 12h – 14h ás 20h.
Normal: 9h ás 12h – 14h ás 18h.

Funcionamento de terça á domingo.

Valor dos ingressos para visitação ao Sítio:

– Adultos R$ 5,00

– Estudantes e crianças acima de 6 anos 2,50

– Idosos acima de 60 anos não paga.

Lago Negro de Gramado RS

 

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *