Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Localização e Atrações!

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abriga rios cristalinos, cachoeiras, paredões de pedra e muito mais. Confira tudo sobre este lugar belíssimo:

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros:

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961. E, protege uma área aproximada de 240.6114 ha do Cerrado de altitude. Bem como, a região abriga rios cristalinos, cachoeiras de 100 m e enormes paredões de pedra, rodeados pela vegetação do Cerrado. 

Além disso, o Parque preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO. Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Chapada dos Veadeiros:

Chapada dos Veadeiros fica a 230 km de Brasília, no coração de Goiás. É uma região de Cerrado que fica dentro de uma reserva ecológica chamada de Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Também, é um dos destinos mais procurados no centro-oeste do estado de Goiás. Sendo assim, é procurada principalmente por aqueles que querem aproveitar o contato com a natureza ou experimentar seu lado esotérico. 

Dessa forma, abrangendo vários municípios, como Colinas do SulCavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Portanto, ela é um importante berço hidrográfico nacional. Além disso, oferece belas paisagens naturais, como dezenas de cachoeiras e enormes paredões rochosos, principais características do local. 

Dessa forma, os destinos mais procurados por quem visita a Chapada dos Veadeiros são Alto Paraíso de Goiás, a cerca de 400 km de Goiânia e 230 km de Brasília, e o seu distrito, São Jorge, que fica a 40 km de distância. Nessa região, o clima é bem definido: tempo seco de maio a setembro e chuvas começando em outubro e se estendendo até abril.

Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros

Localização e Acesso ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros:

Aeroporto mais próximo: Brasília.

A microrregião da Chapada dos Veadeiros estende-se por mais de 21.000 quilômetros quadrados e 8 municípios: Campos Belos, São João D’Aliança, Cavalcante, Monte Alegre de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Nova Roma e Teresina de Goiás.

Os mais famosos deles são: Alto Paraíso de Goiás, a vila de São Jorge e Cavalcante.

Alto Paraíso fica a 230 km ao norte de Brasília e é a cidade mais perto da capital do Brasil. Assim, saindo da capital federal, o percurso será de cerca de 250 km até Alto Paraíso de Goiás. Pegue a BR-020 em direção a Formosa (GO). Após a cidade de Planaltina, preste atenção ao trevo que indica a GO-118, rodovia que leva a Alto Paraíso que está em bom estado de conservação e bem sinalizada em sua maior parte. Porém, é necessário redobrar a atenção após o município de São João D’Aliança, pois a estrada não possui sinalização, a pista é simples e não há iluminação.

De lá, pegue a GO-327, que é uma estrada de terra, em direção a Colinas do Sul. Com mais 38 km, chegue ao povoado de São Jorge, onde está a entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Atrações:

Para chegar às atrações, o visitante precisa estar disposto a caminhar: as trilhas de acesso chegam a 5 km, com trechos íngremes e pedregosos (em algumas é necessária a presença de guia). Então, como recompensa, quase todos os percursos terminam em poços, que surgem na base de quedas-d’água ou no meio de formações rochosas.

A entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica na vila de São Jorge e nesta mesma vila também há outros pontos turísticos muito procurado entre eles o Vale da Lua e o Mirante do Areião ou Estrela.

Atualmente, não há cobrança de entrada no Parque. Mas, para algumas atrações é obrigatório contratar um guia local. Para todas as outras, é aconselhável. Para acampar, nos lugares onde é permitido, consulte orientações no Centro de Atendimento ao Turista.

A reserva é aberta de terça-feira a domingo, com entrada permitida das 8h às 12h. Já a saída deve ser feita até as 17h. 

Um dos percursos mais escolhidos é a Trilha dos Saltos. Afinal, neste percurso é possível ter uma bela visão de uma cachoeira de 120 metros de altura e, mais adiante, mergulhar no lago formado por uma queda d’água de 80 metros. O percurso tem 9 km – ida e volta – e é considerado difícil, por ter terreno íngreme e pedregoso em grande parte. Porém, todo o esforço é compensado com o belo visual e o refrescante banho de cachoeira.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Trilha dos Saltos
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Trilha dos Saltos

 

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

Assim como você pode escolher a sua cidade base, você também pode escolher se quer se hospedar em um hotel, numa pousada ou em um camping. A Chapada dos Veadeiros oferece opções de hospedagem para todos os estilos de viajantes.

Hospedagem em Alto Paraíso

Alto Paraíso é a maior cidade da região. Assim sendo, lá você vai encontrar uma grande variedade de opções de hospedagem e melhores preços.

Além disso, cidade é uma boa base para conhecer boa parte das atrações da Chapada graças a sua localização estratégica, perto de São Jorge (36km) e Cavalvante (90km).

Boas opções de pousada em Alto Paraíso, são: Pousada Maya, Casa da Lua Pousada e Tapindaré Hotel.

Pousadas mais econômicas e de boa qualidade também têm: Pousada Beija-Flor, perto da rua principal; Pousada dos Guias, uma verdadeira instituição na cidade; Pousada Casa Rosa e Pousada do Sol.

Hospedagem em São Jorge

A charmosa vila de São Jorge fica a 36km de Alto Paraíso. Bem como, é a alternativa perfeita para quem quer fugir das luzes das cidades e curtir um contato mais intenso com a natureza.

Portanto, boas opções de hospedagem em São Jorge são: Pousada Alecrim do Campo, Pousada Trilha Violeta, Pousada Mundo Dha Lua e Pousada Luz do Sol.

Hospedagem em Cavalcante

As opções de hospedagem em Cavalcante são mais restritas. Então, se você quiser se hospedar por aqui deve reservar com antecedência.

Boas opções de hospedagem na cidade são: Pousada Vale das Araras, Pousada Manacá e Pousada Morro Encantado.

O que fazer na Chapada dos Veadeiros:

1. São Jorge

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros | Vale da Lua | Mirante da EstrelaJardim de Maytreia | Morro da Baleia | Cachoeira de São Bento | Morro Vermelho

2. Alto Paraíso

Aeroporto | Loquinhas | Cachoeiras dos Cristais | Anjos e Arcanjos

3. Cavalcante

Cachoeira Santa Bárbara

Chapada dos Veadeiros: Cachoeira Santa Barbara
Chapada dos Veadeiros: Cachoeira Santa Barbara

Confira agora outros destinos que super indicamos: Praia Brava da Fortaleza: Atrativos, Localização e hotéis próximo! e Praia de Copacabana: Localização, atrativos e hotéis!

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *