Nascente do Rio São Francisco e Cachoeira Casca d’Anta MG

O Rio São Francisco conhecido como Velho Chico possui 2.800 km de extensão que atravessa os estamos de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, sendo um dos mais importantes rios brasileiros. A sua nascente está localizada no Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, sendo que a criação do parque foi uma iniciativa para proteger a nascente do Rio São Francisco.

A Exuberante Gruta de Maquiné MG

O rio forma um cânion para descer a serra com uma série de cachoeiras e piscinas naturais avistadas de um mirante. A principal atração do destino é a cachoeira Casca d’Anta, a primeira grande queda do “Velho Chico” de quase 200 metros e a terceira maior queda livre do Brasil.

Considerada a maior atração da Canastra e pode ser visitada pelo alto da serra ou por baixo, em ambos os casos com acesso relativamente fácil por estradas de terra.

Na parte de cima da Casca d’Anta nasce o Rio São Francisco dentro de uma primeira queda, despejando num grande poço. Em seguida, as águas seguem em direção a um canyon rochoso, até despencar de uma altura de 160 m de queda livre em corredeiras formando o Velho Chico e o Vale da Canastra.

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *