Lagoa do Portinho Piauí

Cercada de dunas que se movimentam com a ação dos ventos, a Lagoa do Portinho (PI), na divisa entre Parnaíba e Luis Correia, é um dos mais belos cenários da natureza do Piauí. Suas águas escuras contrastam com as areias brancas. Um olho d´água surge para dar vida à lagoa, que inclui uma vegetação com coqueiros e carnaúbas.

Os atrativos mais procurados por turistas e visitantes são o passeio de banana boat que proporciona uma viagem refrescante pelas águas cristalinas da lagoa através de um bote inflável em formato de banana, puxado por uma lancha. O momento mais esperado é o término do passeio, quando por meio de uma manobra radical, todos os ocupantes da banana são lançados nas águas da Lagoa do Portinho. Para que essa manobra não traga riscos aos ocupantes, os responsáveis cercam os banhistas de toda a segurança necessária, como o uso de coletes e o acompanhamento de um salva-vidas a bordo da lancha.

Para aqueles que não apreciam as brincadeiras aquáticas, é possível se aventurar na tirolesa, espécie de balanço que desliza por um cabo terminando a descida em um refrescante banho nas águas da Lagoa do Portinho. Outra atividade muito procurada, principalmente pelas crianças, é o snowboard, um tipo de surf praticado nas dunas cujo objetivo é equilibrar-se sobre uma prancha.

Praia do Coqueiro Luís Correia

A Lagoa do Portinho oferece variadas opções para hospedagem, alimentação e lazer. Aos domingos e feriados, os restaurantes que ficam nas margens da Lagoa do Portinho promovem shows de forró e samba.

Delícias gastronômicas à base de caranguejo, típicas da região, podem ser encontradas em restaurantes da avenida Beira-Mar. Os cardápios oferecem a iguaria em várias versões: torta, casquinha, patinha à milanesa e tradicional, quando o crustáceo deve ser desmembrado e quebrado com o auxílio de um martelinho.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *