Cachoeira do Fundão MG

Cachoeira do Fundão está localizada em área particular a 52 km de São Roque de Minas. Para chegar à cachoeira, é preciso percorrer boa parte do Parque Nacional pela estrada principal e depois um caminho secundário sinalizado. O percurso todo tem conservação precária, especialmente os últimos 10 km, é extremamente recomendado fazer o percurso com veículos 4 x 4. Chegando a casa sede da fazenda, há uma trilha leve, de aproximadamente 1,5 km, até a cachoeira. Na casa, você pode encomendar uma refeição caseira, preparada por dona Helena, a dona da fazenda. Para ter acesso à cachoeira é necessário desembolsar somente R$ 10,00.

A cachoeira destaca-se pela beleza do conjunto: as águas límpidas do rio Santo Antônio despencam de uma altura de 80 metros diretamente numa piscina natural de forma arredondada, repleta de peixinhos e possui um poço largo e bastante profundo, ao redor, as belíssimas e grandiosas montanhas fazem uma espécie de moldura para a cachoeira, como se fosse um quadro pintado minuciosamente pela generosa natureza da Serra da Canastra. Uma enorme pedra que desponta da água próximo à borda da piscina serve de trampolim.

Os visitantes  podem se divertir passando por trás da cortina d’água ou nadar até a gruta ao lado, formada nos paredões da cachoeira e que serve de abrigo para andorinhas migratórias. A mata ciliar completa a cena magnífica em torno da piscina e ao longo do rio. Na paisagem, de grandes vistas panorâmicas, é possível avistar animais típicos da serra, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira, seriemas e o veado-campeiro.

A Cachoeira do Fundão é uma das mais bonitas e exóticas cachoeiras da Serra da Canastra, sua beleza sem igual permanece quase intacta pela dificuldade de acesso, um dos principais motivos de sua preservação, tendo um número pequeno de visitantes colaborando com a redução do impacto ambiental no entorno da mesma.

Praia Araçagi MA

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *