Aventure-se no Rio Jacaré Pepira SP

O Rio Jacaré-Pepira nasce na Serra de Itaqueri, no Meio-Oeste paulista, e atravessa 13 municípios em seu percurso de 174 quilômetros até desaguar no Tietê. Suas águas límpidas atraem grupos de jovens e famílias inteiras para o município de Brotas, em busca de diversão e aventura.

Mais de 180 mil pessoas por ano descem corredeiras em boias ou barcos infláveis, fazem rapel em cachoeiras e soltam o corpo em tirolesas que cruzam matas, riachos e cascatas.

O Rio Jacaré Pepira é o personagem principal do turismo em Brotas. Um dos únicos rios limpos do Estado de São Paulo, no começo da década de 1990 teve sua qualidade ameaçada pela possível construção de um curtume na cidade.

Naquela época, curtumes como o proposto não tinham tratamento adequado da água que seria lançada no rio, além de deixarem um odor nada agradável num grande área próxima.

Numa iniciativa inédita, inovadora e até bastante desacreditada na época, um grupo de jovens começou a mapear o leito do rio, suas cachoeiras, fauna e flora, propondo então o turismo ecológico como uma alternativa para o desenvolvimento do município e uma forma de preservar o rio Jacaré Pepira.

Em seu trecho de 174 km da nascente até o rio Tietê, onde desemboca, o rio Jacaré Pepira recebe água de dezenas de afluentes, a maioria córregos formados por nascentes preservadas, forma mais de 50 cachoeiras e quedas d’água principalmente em seu primeiro trecho, no município de Brotas, e abriga centenas de espécies da fauna e flora até os dias de hoje, uma biodiversidade gigantesca.

O rafting no rio Jacaré-Pepira é um programa quase obrigatório para os amantes de aventura. É possível explorar as corredeiras em diferentes níveis de dificuldade, incluindo uma opção para as crianças (mini-rafting). Uma experiência mais próxima com a água pode ser alcançada explorando o rio usando técnicas de rapel (canyoning). Para as pessoas que preferem águas um pouco mais calmas o bóia-cross é uma excelente opção.

 

Ilha Bela São Paulo

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *