As 8 Melhores Praias de Naturismo no Brasil

Segundo a International Naturist Federation (Federação Internacional de Naturismo), em conferência realizada em 1974, “o Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente“.

Segue abaixo as melhores praias de naturismo no Brasil e que são registradas pela Federação Brasileira de Naturismo:

1 – Praia do Pinho – Balneário Camboriú

A Praia do Pinho foi a primeira praia naturista oficial do Brasil, fica em Balneário Camboriú, a 80 km de Florianópolis. A praia conta com áreas de adaptação, onde ficar nu é opcional, e uma faixa onde a nudez é obrigatória. Para se hospedar na área, é necessário ter um passaporte naturista. Consulte no site da Federação Brasileira de Naturismo qual é a entidade filiada mais próxima de você para conhecer quais são os procedimentos para a aquisição do passaporte.

A praia possui cerca de 500 M de extensão, areias claras, mar agitado e um lindo cenário natural que faz dela uma das praias mais bonitas de Santa Catarina.

2 – Praia da Galheta – Florianópolis

A Galheta ou Calheta é a única praia da Ilha de Santa Catarina reservada especialmente para o naturismo. Protegida por um morro que a mantém isolada da estrada, a Galheta é frequentada por naturistas desde a década de 70, sendo que a prática não é obrigatória. Algumas das belezas naturais da praia são as pequenas vertentes de água doce, bicas d’água que surgem do morro do Parque Natural Municipal da Galheta.

3 – Praia de Pedras Altas – Palhoça

A Praia de Pedras Altas, fica em Palhoça, a 30 km de Florianópolis e é a terceira praia naturista em Santa Catarina. É formada por duas pequenas enseadas de uns 100 M, cada, protegidas pela mata. Suas areias são claras e o mar calmo, ambiente que favorece seu clima alternativo e família.

4 – Praia de Tambaba – Conde

Praia de Tambaba localizada na cidade do Conde (PB), ficou famosa após se tornar em 1991 a primeira praia oficial de nudismo do nordeste. Tornou-se uma das praias mais interessantes da Paraíba, e tem a facilidade de agradar diferentes públicos: turistas, surfistas e naturistas. Por conta do naturismo a praia foi divida em dois setores: um aberto para todo o público (obrigatório o uso de roupa ou trajes de banho) e o outro apenas para naturistas (proibido entrada com roupa) e, os dois setores são divididos por uma escada de acesso, na qual ficam pessoas que zelam pelo cumprimento das regras.

5 – Praia das Dunas, Massarandupió – Entre Rios

A praia das Dunas é a segunda praia naturista do nordeste, registrada em 1999, e também muito popular no Brasil. Massarandupió fica perto da praia do Forte, a cerca de 90 km de Salvador. O trecho final é de 5 km em estrada de terra, onde há uma divisão: para esquerda, uma praia comum, e para a direita, a praia das dunas, onde o nudismo é obrigatório. A praia possui 2 km de extensão (sendo a maior praia de naturismo do Brasil), suficientes para ficar nu com a privacidade que desejar, além de dunas, coqueiros e mar não muito agitado, tornando a paisagem é linda.

6 – Praia da Barra Seca – Linhares 

Os adeptos de um estilo de vida natural podem encontrar nesta praia um paraíso privado. O acesso à praia é feito por meio de barcos que atravessam o rio Ipiranga, pois ela está dentro de uma ilha. Ela é uma praia de naturismo oficial e turistas de vários lugares visitam Barra Seca por causa desse atrativo. Existem regras especificas relacionada à conduta dos visitantes que se caso forem descumpridas, podem ser penalizados com a expulsão do local. Há muita vegetação, coqueiros, possui uma linda junção entre o rio e o mar, e é comum formar piscinas naturais de água doce entre as dunas. Existem duas áreas para a prática de naturismo, uma para as famílias/casais e outra destinada aos solteiros.

7 – Praia Olho de Boi – Búzios 

A Praia Olho de Boi é um paraíso particular escondido entre altas encostas dos morros que circulam a Praia Brava, onde é possível tirar a roupa e ficar a vontade. Essa praia de nudismo em Búzios é mundialmente conhecida e, atraem turistas e curiosos que desejam ter a experiência do naturismo.

8 – Praia de Abricó – Grumari

A Praia de Abricó está localizada em Grumari (ao lado da Prainha), zona oeste, próxima da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes. Possui areias claras, finas, e águas esverdeadas. O mar costuma ser agitado e a paisagem é linda, camuflada por pedras e mata – motivo pelo qual foi escolhida pelos (as) naturistas da região. O nudismo é obrigatório e não há restrições para homens solteiros. A fiscalização da associação naturista acontece apenas nos fins de semana. Foi registrada em 2014, mas já é usada como praia de naturismo há muitos anos.

Trancoso Bahia

, , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *