Pico do Cristal Parque Caparaó Minas Gerais

Pico do Cristal é a 7° maior montanha do Brasil com 2770 metros de altitude acima do nível do mar e ele esta localizado no Complexo do Bandeira no Parque Nacional do Caparaó inteiramente dentro do território de Minas Gerais, já que os demais picos mais altos do Estado estão na fronteira com o Espírito Santo (Pico da Bandeira e Pico do Calçado).

O Pico do Cristal é um ponto maciço que possui essa denominação devido à suas abundantes formações rochosas de quartzo, no qual apresenta paisagens de extrema beleza, sendo considerado por alguns o local mais impressionante que o próprio Pico da Bandeira, onde a vegetação é formada basicamente por bromélias e lírios sobre afloramentos rochosos, sendo o local parte da zona de maiores altitudes do Parque, e sua trilha é relativamente fácil e bem demarcada, coberta com vegetação de médio e pequeno porte, à cerca de 100m a menos que o Pico da Bandeira.

Pico da Bandeira localizado no Parque Caparaó

Para quem parte do acampamento da Tronqueira, em Minas Gerais, sobe-se a trilha em direção ao Pico da Bandeira, onde, próximo deste, segue-se ao sul para o Pico do Calçado e depois para o oeste.

Já para quem está vindo pelo lado da Casa Queimada pode chegar ao Pico do Cristal subindo a trilha para o Pico da Bandeira e seguir a leste antes de subir o Pico do Calçado. Do seu cume é possível avistar o imponente Pico da Bandeira, com seu característico abismo em um lado e encostas mais suaves no outro.

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *