Parque Nacional do Jaú Amazonas

O Parque Nacional do Jaú está localizado entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, no estado do Amazonas, sendo a quarta maior reserva florestal do Brasil, possui uma área de 23.377 km2 administrado pelo ICMBio. O seu objetivo é proteger uma das maiores extensões de florestas tropicais úmidas contínuas do mundo. Destaca-se por ser o único parque do Brasil que protege praticamente a totalidade da bacia hidrográfica de um rio de águas pretas, o rio Jaú.

Recomenda-se que a visita à reserva seja feita entre setembro e janeiro, período em que a incidência de chuvas é menor.

As variadas espécies da fauna e flora da Amazônia são as principais atrações do local, que abriga a maior bacia de águas pretas do mundo. O parque também possui belas cachoeiras e praias, além de trilhas em meio às árvores da floresta tropical.

Praia Bela PB

COMO CHEGAR

Via Rodoviária: Apenas parte do caminho pode ser feita via rodovia, pois não há estrada de acesso direto ao Parque. Pegando a AM-070 (estrada de Manacapuru), percorrem-se 70 km, após isso, o visitante deve seguir no sentido de Novo Airão por mais 98 km. Posteriormente deve percorrer o restante do caminho por meio de uma embarcação.

Via Fluvial: O acesso é feito pelo rio Negro, de barco. Vindo de Manaus, capital do Amazonas, é possível chegar a Novo Airão – cidade mais próxima à entrada sul do Parque – em 6h de viagem de lancha. Em barcos comuns, o trajeto pode durar até 18h.

Via Aérea: É possível chegar de hidroavião direto de Manaus – se for um monomotor, a viagem dura 1h; se for bimotor, 45 minutos; e de helicóptero, leva-se 1h10. A entrada do parque fica a cerca de 200 km em linha reta a partir de Manaus.

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *