Parque Nacional das Emas GO

O Parque Nacional das Emas está situado em um dos extremos da Serra dos Caiapós, sua entrada está localizada em três cidades: Serranópolis/GO, Chapadão do Céu/GO e por Mineiros/GO e, atualmente está sendo administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. No local a temperatura média é de 22 graus, comum no clima tropical quente sub-úmido e a parte mais elevada chega a ter cerca de 800 metros de atitude.

É uma das poucas Unidades de Conservação que apresentam as diversas formas de cerrado dentro do Estado de Goiás, como os campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares. Nos 132 mil hectares da reserva, o visitante poderá observar, além da rica vegetação, muitos animais como tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta, veados-campeiros, araras canindé, tucanos, sucuris e diversas outras espécies, algumas delas em perigo de extinção. Durante o passeio, é interessante descer do carro e andar a pé para observar os bichos de grande ou pequeno portes, os cupinzeiros espalhados por todo o parque, bem como inúmeras espécies de flores.

Com o pagamento de uma taxa de entrada de R$ 12,00 você pode se aventurar no parque, entretanto os passeios são mais produtivos com a contratação de um bom guia local que auxilia o turista na observação e interpretação da diversidade natural. As prefeituras municipais informam os telefones das associações de guias. A visitação e a necessidade do guia precisam ser verificadas com antecedência, em virtude da iminente alteração do plano de manejo.

São três tipos de passeio/observação:

  • Trilha interpretativa: identificação dos animais pelas pegadas, fezes e alimentos consumidos; identificação da vegetação.
  • Trilha motorizada: de ônibus ou de carro, para observação, de animais escondidos no cerrado e os que não têm tempo de se esconder com uma aproximação mais rápida que nas caminhadas.
  • Caminhadas em mata ou campo: onde se pode tocar a natureza, sentir o caminho, ver bem de perto aves, lagartos, tatu, tamanduá e outros animais.

As trilhas no Parque das Emas são muito extensas – algumas com mais de 40 km, e devem ser percorridas de carro. Atualmente não é permitido incursões a pé em algumas trilhas; o pernoite no parque também não é permitido, mas o turista dispõe de estrutura de hospedagem em fazendas e pousadas vizinhas ao parque.

O rio Formoso, assim como outros rios, oferece condições para prática de canoagem e rafting fora dos limites do parque. Existem áreas de conservação fora do parque que também merecem ser visitadas.

Acesso: Mineiros (GO) está a 80 km de asfalto do Portão Jacuba; Chapadão do Céu (GO), a 26 km de terra do Portão do Bandeira; e Costa Rica (MS), a 50 km (37 km de terra) do Portão do Bandeira.

Melhor época: de junho a outubro, época de seca.

Informações: em Chapadão do Céu, consulte o Centro de Atendimento ao Turista (3634-1517). Em Mineiros, o CAT (3661-1547/3661-0005) ou a agência Trekking Turismo (3661-2014).

Parque Estadual da Serra dos Pireneus GO

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *