Deserto do Atacama: um destino surpreendente na América do Sul

Localizado em boa parte do litoral chileno, o Deserto do Atacama possui 1000 km de extensão e reserva belezas incríveis. Confira:

Um dos pontos mais exóticos, chamativos e exuberantes do mundo está na América do Sul, especificamente na região do Chile. Este lugar é o famoso Deserto do Atacama. Com opções de turismo em meio as fantásticas formações naturais do local. Também é possível vislumbrar pontos históricos que marcaram diversos acontecimentos da humanidade.

Dessa forma, percebemos que o Deserto do Atacama é um destino interessante e surpreendente do começo ao fim. Por isso, prepare-se, pois vamos deixar sugestões do que fazer pela região e aproveitar da melhor forma este pedaço do mundo que é desafiador e cheio de paisagens.

Deserto do Atacama
Deserto do Atacama

O que fazer no Deserto do Atacama:

O Deserto do Atacama é um local que consegue transitar do frio para quente, do quente para o frio. Acontece que durante os dias o clima é bem quente e pode chegar até 40ºC. Enquanto na parte da noite, em algumas partes, o Deserto do Atacama já ficou com 0ºC.

Mas, mesmo com esta variação do clima, o local ainda é uma ótima opção para viagens, sejam para os curiosos que adoram conhecer lugares exóticos ou, até mesmo, para os amantes da aventura.

Portanto, confira algumas opções de turismo no Deserto do Atacama:

San Pedro do Atacama

A comunidade de San Pedro do Atacama (ou São Pedro do Atacama) está localizada na província de El Loa, no Chile. A região é conhecida por ser um oásis, justamente por contemplar recursos naturais em meio ao Deserto do Atacama. Na área de San Pedro do Atacama é possível usufruir de atendimento para turistas e serviços de passeio.

San Pedro do Atacama
San Pedro do Atacama

Valle de La Luna

Um dos principais passeios pela região de San Pedro do Atacama é o Valle de La Luna (ou Vale da Lua para o português).

O nome do local é uma referência ao satélite natural da terra, a Lua. Antes mesmo do homem viajar para o espaço, habitantes da região achavam que este nome era adequado para a região.

As Cordilheiras de Sal ganham atenção de todos que passam pelo Vale da Lua, pois suas formações compostas de sal, argila e gesso possuem formas diferentes e bem interessantes, criando verdadeiros cenários naturais no local. Uma das principais formações rochosas é a “Três Marias”, pois dizem que o formato remete a figura de 3 mulheres.

Valle de La Lunna
Valle de La Lunna

Vale da Morte

Conhecido por ser uma região com muitas dunas e cânions com aspectos pontiagudos, o Vale da Morte é um ponto bem visitado pelos turistas no Deserto do Atacama.

Em algumas partes do Vale da Morte é possível ver o cenário de toda região. Essa visão do mirante é um verdadeiro cartão-postal. Além disso, praticantes de sandboard (esporte similar ao snowboard) descem com suas pranchas pelas areais das dunas do Vale da Morte.

Vale da Morte
Vale da Morte

Pedra do Coiote

A Pedra do Coiote é um ótimo ponto para quem deseja contemplar o pôr-do-sol. Neste momento em que o dia se encerra, é possível contemplar as cores lindas que se formam no céu.

Portanto, a Pedra do Coiote possui um dos principais mirantes da região e agrada a todos os turistas.

Pedra do Coiote
Pedra do Coiote

Valores e Funcionamento

Se você for ao Vale da Lua, os horários de passeio são das 16 às 20 horas e podem custar o valor de $20.000 pesos chilenos.

O Vale da Lua funciona durante todo o tempo. Porém, dizem que o mês de fevereiro pode ser de chuva na região de San Pedro do Atacama. Mesmo assim, ainda é bom para viajar.

Deserto do Atacama: passeios incríveis

Laguna Cejar

Águas bem geladas…  Ou melhor, águas muito geladas. Sim, a Laguna Cejar é ótima para o verão, com as temperaturas lá no alto.

Além de sua água fria, a Laguna Cejar possui uma água muito cristalina e com 40% de sal em sua composição. Quando entramos em suas águas, nosso corpo realmente não afunda. E atenção, cuidado com a cabeça, evite mergulhar no local e molhar o rosto, especialmente os olhos e a boca, devido ao excesso de sal que pode ser prejudicial.

No local você encontra locais com ótima estrutura para banho e descanso. Assim, você não precisa se preocupar com água salgada no corpo.

Leve toalha e chinelos. O passeio, com o valor de agências, pode sair por $34.000 pesos chilenos (considerando no passeio, Ojos del Tebinquinche e a Lagoa de Tebinquinche).

Laguna Cejar
Laguna Cejar

Ojos del Tebinquiche

Localizadas no meio do deserto, Ojos del Tebinquiche são pequenas lagoas profundas de águas cristalinas. Muitas pessoas ficam surpresas com a localização destas lagoas, por estarem cercadas por tanta areia. Realmente, quando ver estas lagoas você pode até pensar que seja uma miragem. Mas, acredite, são bem verdadeiras e lindas no meio deste deserto.

Ojos del Tebinquiche
Ojos del Tebinquiche

Tebinquinche

Diferente de outras lagoas, a Tebinquinche não é apropriada para banho. Em suas águas é possível observar vários blocos de sal, que lembram a neve.

Apesar de não ser possível entrar na Lagoa Tebinquinche para banho, o local é repleto de uma bela vegetação ao seu redor, que oferece uma linda paisagem e agrada a todos que passam por ali.

Tebinquinche
Tebinquinche

Passeio por águas termais

Termas de Puritama são termas privadas de águas quentes que ficam a 30 km de San Pedro do Acatama. Para quem deseja descansar e aproveitar o dia de uma forma mais sossegada, essa é uma opção muito boa. Além disso, o visual ao redor das áreas das termas é fantástico.

Valores em Pesos Chilenos:

  • $15.000 (pela manhã)
  • $9.000 (pela tarde)
  • $7.000 (crianças)
Termas de Puritama 
Termas de Puritama

Tour Astronômico

Durante o período noturno é possível fazer um interessante passeio com um guia entendido no assunto da astronomia. É isso aí, a noite o cenário é o céu de Acatama.

Em San Pedro do Acatama existem várias agências que oferecem este tour astronômico, que inclui não apenas conversas sobre o céu e o universo, mas disponibiliza telescópios para os visitantes.

Tour Astronômico
Tour Astronômico

Visite o Deserto do Atacama

Depois destas sugestões de passeio, visitar o Deserto do Atacama será necessário mesmo. Mas, não esqueça de conferir itens importantes, como bronzeadores, cremes para pele e roupas e calçados leves e confortáveis para atividades a luz do dia e, também, roupas de frio para temperaturas mais baixas que ocorrem na parte noite.

Portanto, programe-se e boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *